A pesca artesanal nas costas de Bombinhas é uma tradição cultural que atravessou gerações e continua presente no dia-a-dia da comunidade. É uma das poucas regiões de Santa Catarina que mantém viva esta modalidade de pesca considerada patrimônio cultural do estado.
A tradição da pesca artesanal, de origem indígena, foi adotada pelos primeiros açorianos que chegaram na região e aprimoraram o manuseio e sistema de construção naval.
Tamanha é a importância da manutenção dos costumes e da tradição popular da pesca artesanal no litoral de Bombinhas que, nos meses de maio a julho, uma lei municipal proíbe a prática de esportes náuticos como o surf e a vela, afim de assegurar e incentivar a pesca artesanal.
O documentário “Antes do Inverno”
Para registrar a atividade e valorizar a cultura local, o documentário “Antes do Inverno”, produzido pela Tramela Produções e financiado pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, está disponível na íntegra no Youtube.
Visitas guiadas ao rancho dos pescadores em Bombinhas
Quer conhecer de perto a Pesca Artesanal da Tainha? Nos meses de maio e junho, agende uma visita guiada até o rancho dos pescadores na Praia de Bombas. Em frente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico foi montado uma mostra para atender os visitantes. Além dos utensílios utilizados pelos pescadores, são exibidos vídeos das atividades culturais.
Faça sua reserva na Estalagem Don Pablo e conheça a cultura de Bombinhas.