A história da Cruz da Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas

A Praia de Quatro Ilhas é uma das mais famosas e requisitadas de Bombinhas. O município, situado em uma península com apenas 35 km², é referência em turismo na região sul do Brasil. Em seu território, são 39 praias com águas cristalinas, além de inúmeras belezas naturais e uma rica tradição histórica. Algumas dessas memórias formaram histórias que até hoje fazem parte do cotidiano do município. A cruz da Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas é uma delas. Conheça a lenda.

 

Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas

Próximo ao bairro do Centro de Bombinhas, a praia fica localizada no bairro de mesmo nome – Quatro Ilhas – e atrai a atenção de turistas de todo o Brasil pelas suas características peculiares – até mesmo para os padrões de Bombinhas. O bairro é pacato e possui grande integração com a natureza, com poucas áreas urbanizadas. No geral, apenas alguns condomínios residenciais e pousadas fazem parte da paisagem urbana do bairro de Quatro Ilhas.

 

Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.
Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

Entre as suas características distintas, a principal dela provavelmente é o surf. O local, além de ser reduto de pescadores, é constantemente destacada pelos surfistas de Bombinhas. O surfista profissional Alejo Muniz, por exemplo, tem a Praia de Quatro Ilhas como sua praia preferida de Bombinhas. Os motivos que levam a escolha, além de ter sido a praia no qual o atleta cresceu e se aperfeiçoou na modalidade, se deve, também, ao fato da praia ter ondas perfeitas para a prática, tanto para iniciantes quanto para surfistas experientes.

A Praia de Quatro Ilhas tem pouco mais de 1 km de extensão. Sua faixa de areia é formada por cristais de quartzo, responsáveis por aquela areia branquinha e fininha perfeita para caminhadas relaxantes e intensas. Em sua porção direita, há uma área maior de preservação, livre da intervenção humana e ponto inicial da trilha de Quatro Ilhas. A praia leva esse nome porque, da faixa de areia, é possível avistar quatro ilhas no mar. São elas: Arvoredo, Galés, Deserta e Macuco.

 

No entanto, o assunto de hoje vai muito além das características dessa praia.

 

A cruz da Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas

Dizem os moradores antigos que em um ano, durante uma temporada ruim da pesca artesanal da tainha, dois homens avistaram uma imponente cruz de madeira trazida pela correnteza do mar. Os pescadores acharam o monumento tão bonito que resolveram erguê-lo de frente para o mar, próximo da área da restinga, no canto esquerdo da praia.

 

A cruz da Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.
A cruz da Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

 

Após isso, dizem que naquele ano os pescadores foram surpreendidos por lances de tainha nunca antes vistos. Foi um período de muita fartura, mesmo com todas as pesquisas e previsões informando o contrário.

Os moradores locais atribuíram a ocorrência não a mera sorte, mas sim ao fato de a cruz ter sido levantada naquele local, que passou a se tornar um importante ponto de peregrinação e devoção.

Nos anos seguintes, todos os dias 3 de maio – dia em que a cruz foi encontrada – os moradores adornam a cruz com flores e fazem pequenas preces para que haja fartura na próxima temporada da pesca artesanal da tainha.

Apesar da imponência do monumento, com o tempo a cruz de madeira foi se deteriorando e ficou em pedaços. Para manter a tradição, o monumento foi substituído por uma nova cruz, feita a partir de madeiras nobres.

 

 

Quer conhecer mais sobre a cultura de Bombinhas? A Pousada Estalagem Don Pablo é uma das principais empresas ligadas a valorização das tradições e turismo local. Faça sua reserva agora e garanta comodidade e conforto em sua estada no litoral de Santa Catarina.