Turismo gastronômico: os pratos típicos de Bombinhas

A península de Bombinhas é conhecida como um polo turístico. Possuidora de praias e mirantes naturais em meio as lindas vegetações. O município é um verdadeiro paraíso tropical para os turistas. Nesse local, outra característica que chama muito a atenção é a sua rica gastronomia a base de frutos do mar, uma das principais especialidades culturais da cidade.

 

O turismo gastronômico em Bombinhas – Pratos típicos de Bombinhas

O turismo gastronômico está muito associado a cultura local de um município. Em Bombinhas, a gastronomia trabalha com recursos tradicionais do local, com produtos adquiridos a partir da Pesca Artesanal da Tainha, cultivo de marisco ou pesca em alto mar.

 

Camarão é um dos pratos favoritos de quem visita Bombinhas, no litoral de Santa Catarina. Fonte: Pixabay.
Camarão é um dos pratos favoritos de quem visita Bombinhas, no litoral de Santa Catarina. Fonte: Pixabay.

 

Além de definirem características únicas na culinária, é assim que o município valoriza os empreendimentos locais. O cultivo e preparo de alimentos na própria península reforça a economia e as características locais. Especialmente quando se trata de frutos do mar.

Pratos como a caldeiradas, o caviar e a moquecas são pedidas certeiras. São pratos rico em nutrientes e com sabor indescritível, sempre preparados com peixes frescos.

 

Pratos típicos de Bombinhas são servidos nos restaurantes da cidade. Fonte: Features Design/Don Pablo.
Pratos típicos de Bombinhas são servidos nos restaurantes da cidade. Fonte: Features Design/Don Pablo.

 

Além disso, ainda há as porções. Camarão, lula à milanesa, peixes grelhados, iscas de peixe, bolinhos de camarão, anéis de cebola e muito mais.  São pratos com alto volume de vendas e de consumo rápido, especialmente nas praias de Bombinhas.

 

Mas, vamos para alguns dos pratos mais famosos aqui de Bombinhas? Conheça alguns.

 

Caldeirada com frutos do mar em Bombinhas

As caldeiradas com frutos do mar são uma das especialidades da cidade de Bombinhas. O prato geralmente é servido em épocas mais frias, mas pode ser encontrado nas demais épocas também. Pode ser encontrado em diversos restaurantes especializados em frutos do mar na Costa Esmeralda.

 

Caldeirada de frutos do mar em Bombinhas. Fonte: Pixabay.
Caldeirada de frutos do mar em Bombinhas. Fonte: Pixabay.

 

O diferencial do preparo desse prato em Bombinhas é que o município é uma área de pesca forte, fazendo com que as variações desse prato sejam maiores e com maior qualidade dos frutos do mar. Isso influencia muito no sabor final, entregando uma boa experiência gastronômica.

No prato, são adicionadas variedades de peixes, mariscos, camarão, polvos e muito mais.

 

Confira a seguir como é o preparo de uma boa caldeirada de frutos do mar.

 

Anchova grelhada em Bombinhas

Outro prato que é muito consumido na cidade é a anchova grelhada. Apesar do peixe não movimentar tanto a economia como a tainha, o prato tem grande aderência em todos os restaurantes de frutos do mar de Bombinhas.

A anchova é um peixe que agrada as pessoas pelo fato de ter uma carne muito saborosa e não possuir tantas espinhas. Dessa forma, o preparo na grelha deixa o peixe mais soltinho, absorvendo melhor os temperos e deixando-o leve.

Para o prato, o segredo está no processo aplicado ao grelhar o peixe, que precisa ser bem feito, cuidando o tempo certo de virar e retirar da grelha ou panela. Geralmente, no litoral catarinense, a anchova é servida com bolinhos de siri ou banana, além de outros complementos.

 

Confira esse vídeo sobre a anchova grelhada.

 

Ostras frescas com Sal e limão

Considerado um dos estados com a maior produção de ostras, Santa Catarina é referência em pratos com ostras. O estado costuma exportar o molusco para outros países. A iguaria produz uma carne saborosa e nutritiva.

 

Restaurantes de Bombinhas também servem ostra. Fonte: Pixabay.
Restaurantes de Bombinhas também servem ostra. Fonte: Pixabay.

 

As ostras em Bombinhas podem ser gratinadas e preparadas com limão e um pouquinho de tempero verde. Em muitos casos apenas o limão já é o suficiente para apreciar o prato com maestria.

A ostra é cozida por um longo período, posteriormente aberta e adicionada os temperos. Em alguns restaurantes o prato é servido como um acompanhamento à pratos com lagostas e siris. Pode ser servida com frutas cítricas e um bom vinho branco.

Confira como é o preparo de uma das versões do prato com ostras, a gratinada. No vídeo, uma das campeãs do concurso Master Cheff explica o preparo.

 

 

O caviar típico de Bombinhas

Um dos pratos mais apreciados por degustadores experientes. O caviar de Bombinhas é considerado um dos melhores da região sul brasileira, feita a partir da ova da tainha.  A ova é retirada da tainha fresca, salgada e desidratada. Isso garante um sabor único do caviar brasileiro.

 

O caviar de Bombinhas no Restaurante Bombordo Bistrô. Fonte: Features Design/Don Pablo.
O caviar de Bombinhas no Restaurante Bombordo Bistrô. Fonte: Features Design/Don Pablo.

 

O prato pode ser encontrado no Bombordo Bistrô, no bairro de Bombas. A Don Pablo produziu um vídeo sobre o processo de criação do caviar e a montagem do prato. Confira a seguir.

 

 

O turismo gastronômico em Bombinhas certamente é algo que vale a pena incluir no seu roteiro de férias pelo município. Das tradições da pesca até a criação de pratos saborosos, a experiência renderá memórias inesquecíveis. Venha conferir o melhor da gastronomia da única península catarinense.

 

Leia também: O caviar de Bombinhas