A pesca e gastronomia da tainha em Bombinhas

Bombinhas é um destino turístico completo. Além das suas 39 praias de águas cristalina, mirantes e atividades especiais como o mergulho, conta com uma gastronomia imperdível.

Entre os principais atrativos, estão os frutos do mar, com diversos restaurantes especializados e requisitados em toda a região. De todas as opções, a gastronomia da tainha em Bombinhas é uma das que mais chama a atenção.

Barcos de Pesca em Bombinhas Turismo Bombinhas
Barcos de Pesca em Bombinhas (Foto: Turismo Bombinhas)

Hoje, conheça um pouco sobre a pesca dessa iguaria e descubra quais as melhores opções para o seu paladar.

 

A pesca da tainha em Bombinhas

A pesca da tainha é uma das tradições mais marcantes do povo bombinense. De origens indígenas e açorianas, os próprios pescadores locais se encarregam de realizar a tarefa. É realizada nos meses de maio, junho e julho, quando a pesca é legalmente regularizada e os peixes costumam aparecer. É nesse período que começa a esfriar na cidade, possibilitando o clima perfeito para a pesca dessa iguaria.

Arrastão de tainha em Bombinhas
Arrastão de tainha em Bombinhas (Foto: Ferias Brasil)

A prática consiste em cercas os peixes que se aproximam da praia. Chamada de arrastão pelos pescadores. Normalmente quando os pescadores avistam o cardume perto da praia, usam uma canoa para estender a rede ao redor dos peixes enquanto os outros começam a arrastar a rede de volta para a praia.

E é ali mesmo, na beira do mar, que os pescadores começam a comercializar os frutos da pesca.

 

A gastronomia da tainha em Bombinhas

A tainha é servida na maioria dos restaurantes de frutos de mar da cidade, sendo a especialidade de muitos. Além das tradicionais tainhas assadas ou fritas, há outros pratos que chamam a atenção. O tradicional peixe recheado, por exemplo, é uma das opções mais populares na gastronomia da tainha em Bombinhas.

A gastronomia da tainha em Bombinhas ClicRBS
A gastronomia da tainha em Bombinhas (Foto: ClicRBS)

Além disso, junto com os maiores pescados da tainha, há uma iguaria muito cobiçada por turistas e moradores: a ova da tainha. Ela proporciona uma saborosa refeição e pode ser consumida frita em pequenas porções ou usada para o preparo da famosa farofa de ova, que pode servir como recheio para o peixe mais tarde.

 

Acompanhamentos e cuidados na hora de saborear a tainha

Além do recheio e da ova da própria tainha, há diversos acompanhamentos que podem deixar a sua refeição mais saborosa. Os moradores costumam se deliciar com o bom e velho pirão d’água. Os restaurantes preferem trazer um toque de contemporaneidade e agregam opções tradicionais do nosso paladar a refeição. Caldo de peixe, purê de batata, fritas, farofa e o clássico arroz com feijão fazem parte do menu.

Para acompanhar todas essas opções, nada melhor do que um bom vinho. Geralmente os mais recomendados para a ocasião são os vinhos brancos de boa acidez e aroma cítrico. Especialmente quando o molho ou o acompanhamento for mais intenso, eles se tornam o par perfeito para a ocasião.

Opções de vinho (Foto: Banco de Imagens Pixabay)
Opções de vinho (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Apesar de todas essas delícias, é preciso tomar um certo cuidado ao consumir a tainha e seus acompanhamentos. Especialmente a ova de peixe, é muito forte para o nosso estômago e o consumo excessivo pode acarretar problemas. O ideal é que a tainha seja bem cozida, frita ou assada. além disso, quando consumir o peixe inteiro ou em postas, lembre-se de dar atenção especial as possíveis espinhas que a carne ainda possa conter.

 

Ficou com água na boca? Venha para Bombinhas e aproveite tudo isso. Faça uma reserva conosco. 🙂