Nessa época de férias, com calor e sol forte durante o dia todo, uma coisa que não se pode descuidar é a proteção com a pele. Ainda mais no litoral (principalmente na praia), onde a ausência de sombras e o contato com a água salgada deixa a pele ainda mais vulnerável. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre quais produtos utilizar. Por exemplo, você sabe a diferença entre filtro, bloqueador e protetor solar? Qual o melhor fator de proteção?
Pensando em você, que está vindo curtir suas férias nas praias de Bombinhas e desfrutar dos benefícios da nossa pousada, listamos aqui alguns dos principais mitos e verdades sobre os protetores solares.
# Banho de sol sem protetor? Qual o melhor horário?
Apesar do protetor solar sem fundamental para a saúde da sua pele, um banho de sol de 15 à 20 minutos sem a aplicação do cosmético é necessaria diariamente. E o melhor horário para isso é justamente associado ao mais perigoso: das 10 às 15h.
Isso porque esse curto banho de sol fornece toda a vitamina D necessária para o corpo. O horário se torna mais adequado por causa da posição do sol em relação ao nosso corpo.
Mas lembre-se: longas exposições, seja no horário mais crítico, das 10 às 15h, ou em qualquer outro horário com sol forte podem prejudicar a pele. Então, fique atento: sem protetor, só durante 15 minutos!
# Existe diferença entre protetor, filtro ou bloqueador solar?
Na verdade “quase” não. A função deles é a mesma: proteger a pele da radiação ultravioleta.
Pode-se dizer que protetor e filtro solar são sinônimos. Independente de como é denominado esse produto, ele atua da mesma maneira, com a mesma fórmula. Há quem diga que a palavra protetor abrange muito mais que o produto cosmético, e se estende a outros objetos como chapéus e óculos escuros, que também têm a função de proteger a pele do sol. Sendo assim, recomendamos que utilize a palavra filtro.
Já o bloqueador apesar de ter a mesma função, ele atua de forma diferente. Enquanto o protetor/filtro absorve os raios solares, o bloqueador reflete a luz do sol, não deixando ela entrar na pele.
# Os filtros não têm poder de proteção maior que FPS 30?
Há quem diga que o fator máximo de proteção é 30, e que não há necessidade de utilizar um filtro solar com FPS maior que isso. Na verdade depende.
Os filtros com fator de proteção maior que 30 conseguem sim proporcionar uma proteção maior contra o sol. Mas geralmente a proteção que você precisa já é suficiente com um filtro fator 30 (salva-se casos de pessoas que têm a pele mais sensível, quando a exposição solar é muito forte ou quando uma nova aplicação do produto não é feita em questão de muitas horas).
# Qual a eficácia do produto quando em contato com a água?
Os filtros solares perdem 50% da eficácia quando entram em contato com a água. Portanto, é recomendado que eles sejam aplicados novamente depois de um banho de mar, por exemplo.
Vale lembrar que para eficácia total você deve estar seco antes da aplicação. Assim a água não implicará nos resultados.
# De quanto em quanto tempo devo passar protetor?
Recomenda-se a utilização do cosmético a cada 2 horas em contato com o sol.
# E o que é bronzeador e pós-sol?
O bronzeador, ao contrário do filtro solar, não impede que os raios solares penetrem a pele. Eles atuam na melanina e no sangue para que a pele adquira uma pigmentação escura mais rapidamente. A utilização desse produto deve ser feita com muito cuidado, pois pode causar danos a saúde.
O pós-sol deve ser usado depois do banho nos dias que você ficar muito tempo exposto ao sol. A função dele é hidratar e refrescar a pele. Muito recomendável para a saúde da pele.
Agora que você é um entendedor nato de protetores solares, já pode curtir o verão e a praia com segurança. Vem com a gente, a Estalagem Don Pablo oferece uma estrutura perfeita para você!
Curtiu nossas dicas? Tem mais alguma dúvida? Posta pra gente aí nos comentários, quem sabe sua dúvida seja o tema da próxima postagem?