Uma das características mais marcantes de Bombinhas são as belezas naturais. A cidade é constantemente reconhecida pelas suas importantes medidas de preservação ambiental. Predominantemente preenchida pela Mata Atlântica, a península do litoral centro-norte catarinense atrai visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo. Saiba mais sobre as belezas da Mata Atlântica de Bombinhas.
Mapa da Mata Atlântica de Bombinhas
O site Aqui Tem Mata?, da Fundação SOS Mata Atlântica, revela um panorama geral das áreas de preservação da Mata Atlântica em praticamente todas as cidades do litoral brasileiro. Pelo site, os internautas têm a possibilidade de consultar e contestar dados referentes a preservação do bioma em solo brasileiro. Confira a situação de Bombinhas.
O que mais chama a atenção nos dados do município é a constante preocupação com o meio-ambiente. A pesquisa realizada pela SOS Mata Atlântica e o INPE constatou que, entre 2000 e 2016, a cidade desmatou menos que 3 hectares.
Além disso, no Oceano Atlântico, na direção sudeste de Bombinhas, está localizada a Reserva Biológica Natural do Arvoredo, que abriga a Ilha do Arvoredo. É permitida a visitação de turistas em apenas 20% da área total desse reduto. Os outros 80%, de uma área de 27 mil m², estão cobertos de Mata Atlântica intocada pelo homem.
Os atrativos e diferenciais da Mata Atlântica de Bombinhas
Bombinhas tem três Parques Naturais Municipais e abertos para visitação pública, conheça:
– Parque Natural Municipal da Galheta: está localizado no bairro de Bombas, nos arredores da principal entrada da cidade. O local abriga vegetação da Mata Atlântica, costões rochosos e cursos d’água, além de uma praia, que leva o mesmo nome do parque: Praia da Galheta.
– Parque Natural Municipal do Morro do Macaco: o segundo parque está situado no bairro do Canto Grande. O local fica situado em uma zona de grande relevo e possui uma trilha que leva ao Mirante Natural do Morro do Macaco, também titulado como o ponto mais alto de Bombinhas.
– Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros: o mais novo parque a integrar a lista de Parques Naturais Municipais de Bombinhas. A Costeira de Zimbros é reconhecida por possuir vegetação de Mata Atlântica preservada e 10 praias paradisíacas na sua costa. São elas: Praia do Cardoso, Basílio, Lagoa, Casqueiro, Pasto, Lau/Hermínio, Triste, Mauri, Santa e Vermelha. É possível fazer a visitação de todas elas através de uma trilha, que se inicia nas extremidades da Praia de Zimbros.
Pousada cercada pela Mata Atlântica em Bombinhas
Para potencializar sua experiência em Bombinhas e se manter em contato com a natureza! Nada melhor do que ficar hospedado em uma pousada aconchegante, acolhedora e cercada pelas belezas da Mata Atlântica de Bombinhas. Essa é a nossa dica.
Faça uma reserva antecipada na Pousada Estalagem Don Pablo e aprecie os encantos da península de Bombinhas em todos os momentos. Na hora de reservar, lembre-se de citar a leitura desse artigo. Vamos ficar felizes em saber que você, assim como a gente, valoriza muito as belezas da fauna e flora brasileira. 🙂