Precauções em viajar com crianças

Viajar com as crianças pode ser uma das melhores experiencias em família, principalmente nas férias. Definir um destino, reunir o pessoal e pegar a estrada! Partir, às vezes sem rumo certo, só pelo prazer da aventura, do novo.  Se você se identifica com isso, é porque já teve a sensação de querer estar em um lugar maravilhoso. Mas vamos com calma… Para toda aventura vale tomar algumas medidas. Saiba agora quais são as principais precauções em viajar com crianças para essa aventura em família.

 

O impacto da viagem em família

Viajar é, muitas vezes, uma das melhores opções para levantar o astral da família.

¹Estudos indicam que viajar com as crianças proporciona grandes benefícios para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos pequenos. ² Apontam também que os presentes relacionados às experiências, como as viagens ou passeios, causam um impacto muito mais profundo nos seus filhos que os presentes materiais.

Garota na beira do mar (Foto: Banco de Imagens Pixabay)
Garota na beira do mar (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Brincar divertir e imaginar, são características que fazem uma criança realmente se desenvolver de forma saudável.

Construir boas lembranças tornam uma criança mais leve, mais segura e confiante no processo educativo.

Quando os pais dedicam um tempo integral a sua família, estando fora dos compromissos cotidianos, as atividades desenvolvidas com crianças podem gerar maior resultado e impacto no humor da criança, além do interesse delas pelas coisas novas. Isso é essencial para construção da personalidade de qualquer criança.

Achou interessante? Que tal mudar um pouco o orçamento e, invés de brinquedos, uma viagem em família? Pode trazer bons resultados.

E já que sabemos os benefícios, vamos saber como tomar algumas precauções em uma viagem com crianças.

 

Precauções em uma viagem com crianças

Conhecer um lugar novo com novas pessoas e experiencias, isso sim é maravilhoso, não é mesmo?

Antes de partir para sua viagem, confira se todos os documentos estão sendo levados, principalmente das crianças. Isso é extremamente necessários, pois a hotelaria exige identificação das crianças e o comprovante da ligação familiar delas com os pais. Isso pode parecer ofensivo, mas evita que a cada ano o numero de abusos sexuais e desaparecimentos de crianças possam aumentar. A segurança do seu filho depende da família.

Crianças na frente do pôr do sol (Foto: Banco de Imagens Pixabay)
Crianças na frente do pôr do sol (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Vamos lembrar também que para cada novo lugar é preciso um novo olhar atento ao que acontece. Com as crianças isso não é diferente, e sim redobrado.

Antes de interagir cm novas pessoas, ir a novos lugares, lembre-se de deixar bem claro as crianças que não podem estar sozinhas ou em ambientes restritos.

Busque escolher roteiros adequados a família. Geralmente lugares com baixo índice de criminalidade, com vegetação que as crianças possam brincar e explorar, sem a famosa muvuca e transito caótico.

Uma das cidades especiais é a charmosa Bombinhas, no litoral do estado de SC, famosa pelo ambiente familiar e pela vegetação rica, preservada e águas cristalinas.

Itens de viagem (Foto: Banco de Imagens Pixabay)
Itens de viagem (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Se for viajar com crianças muito novas, saiba que  ³é melhor evitar viagens com recém-nascidos, que são mais vulneráveis a infecções e outros problemas de saúde. As companhias aéreas, aliás, só transportam bebês com mais de 7 dias de vida.

Procure sincronizar o horário do voo com os períodos de sono do bebê.

No caso de trajetos longos, prefira os voos noturnos

³ Se uma criança for viajar sozinha, os pais podem incluir uma autorização de viagem no próprio passaporte para que o menor faça uma viagem. Sem esse documento, é necessário registrar uma permissão no cartório a cada viagem ao exterior.

Criança com os pés na água (Foto: Banco de Imagens Pixabay)
Criança com os pés na água (Foto: Banco de Imagens Pixabay)

Durante a viagem, evite deixar seus filhos grudados nos aparelhos eletrônicos. Um grande período de exposição pode prejudicar a vista e a postura da criança ao longo do tempo. Logo, busque levar algum livro de colorir, jogos de imaginação, brinquedos e outros.

 

A Tecnologia como ferramenta de proteção

Os pais podem tomar algumas precauções mais dinâmicas, graças a tecnologia. Atualmente o uso de pulseiras rastreáveis possuem identificação da criança e tem se tornado uma excelente “amiga” dos pais. Ela localiza a criança onde esteja, emitindo um sinal a cada atividade da criança (embarque, check-in, etc), sendo muito útil se ela também for viajar sozinha.

Pulseira rastreável (fonte: Jornal o Globo)
Pulseira rastreável (fonte: Jornal o Globo)

E na ultima dica, se for dirigir, favor ir devagar e não beber.

Nós amamos nossos filhos. Por favor, dirija cuidadosamente!
Nós amamos nossos filhos. Por favor, dirija cuidadosamente!

Já sabe  as precauções em uma viagem com crianças?

E, como recomendação de ouro, se vier a Bombinhas, da uma olhadinha na Estalagem Don Pablo, e aproveite suas férias. Tenha uma boa viagem!

 

Referências: ¹Elaine Gouvea – Instituto mãe.  ²pesquisa publicada no Journal of Commercial Research.  ³Natália Toledo – viagem turismo.